sábado, 25 de abril de 2009

Violência marca o 49º aniversário de Brasília

Imagem meramente ilustrativa retirada da Internet

por Elkia Carminati

O que era para ser uma grande confraternização - pelo 49º aniversário de Brasília - tornou-se uma verdadeira arena de batalha. O principal envolvido na ação é um menor, e o resultado, uma morte e cerca de 12 pessoas feridas.

Armado com uma faca, o rapaz, de 16 anos, e já apreendido pela polícia, é suspeito de latrocínio e pode estar ligado a outros crimes envolvendo quatro novas vítimas.

Clécio Ferreira Lopes, de 24 anos, foi mais uma vítima da brutalidade e violência praticada por menores em nossa sociedade. Ele foi esfaqueado na festa por volta das 22h.

Com mais essa cena trágica, vêm aquelas velhas perguntas. Como a lei que protege esses menores infratores pode proteger também os cidadãos “maiores”?

Para Deyse Bezerra de Oliveira, de 25 anos, técnica administrativa “É um absurdo um evento desse porte sem uma segurança adequada”. Ela diz ainda ”Esses fatos só mancham a imagem de Brasília” conclui.

O novo Código Civel (Lei 10.406/2002), em seu artigo 5º, diz que “a menoridade cessa aos dezoitos anos completos, ou seja, a plena capacidade para prática de qualquer ato jurídico, incluídos os atos processuais penais, que é atingida aos 18 e não mais com 21 anos”

Novas mudanças na legislação seriam a solução?

Famílias desestruturadas, educação e escolas precárias, desemprego, falta de perspectivas... É... a questão é muito séria e continua a exigir dos governantes e da sociedade um inclinamento maior para essas questões.

Saiba mais sobre maior idade penal no link a seguir:


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Brasília “Capital da Esperança” comemora 49 anos

Imagem meramente ilustrativa retirada da Internet

por Elkia Carminati

Localizada na região central do Brasil, Brasília surgiu do desejo de um presidente engajado e cheio de sonhos. Jucelino Kubitschek de Oliveira nascido em Diamantina - Minas Gerais, médico, militar e político brasileiro foi capaz de executar um projeto que estava previsto na Constituição Brasileira e conseguiu além da criação o desenvolvimento econômico da cidade.

No dia 21 de Abril de 1960, nasceu a “Capital da Esperança”, que foi planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lucio Costa. Ambos trabalharam muito e fizeram da cidade um dos lugares mais bonitos do nosso país.

Brasília é considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e recebe 1 (um) milhão de pessoas todos os anos.

Os principais pontos turísticos são: Congresso Nacional, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Catedral, Catetinho, Memorial JK, Panteão da Pátria, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Torre de TV, Santuário Dom Bosco e o mais novo monumento à ponte Juscelino Kubitschek.

A cidade atualmente é composta por pessoas de várias regiões do Brasil como: Bahia, Piauí, Ceará, Pernambuco, Florianópolis entre outras. Com essa mistura de culturas, hoje Brasília é cenário para movimentos culturais mais politizados, ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, pois se tornou a 3ª (terceira) metrópole do país.

Moradora de Brasília há 47 anos, Lázara Justa, 78 anos, pensionista, fala sobre a capital: "Brasília é linda e aqui encontrei a melhor maneira para se viver" Ela diz ainda " Aqui criei meus filhos e só acho ruim a falta de segurança" afirma.

Vinícius Moraes, 23 anos, professor fala sobre Brasília por meio de versus: “Cidade jovem e com futuro promissor. Berço da novidade e cova da corrupção. Espaço de convivência harmoniosa entre a linha expressiva da nova arquitetura e das linhas esculpidas pelo trabalho e pelo suor nas faces dos primeiros (e últimos) trabalhadores”.

Com essas palavras notamos o quanto Brasília é querida por seus moradores e como precisa melhorar em alguns aspectos para satisfazer o desejo de pessoas que vieram buscar na cidade um melhor lugar para se viver. Parabéns Brasília!!!!! Pelos seus 49 anos!!!!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Brasileiros se adaptam as novas Regras Ortográficas

*Foto meramente ilustrativa retirada da internet
por Elkia Carminati

Desde que entraram em vigor em 2009, as novas Regras Ortográficas têm causado polêmica entre especialistas no assunto e na população em geral. A reforma vem sendo discutida desde 1990 pelas nações que compõem a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

São integrantes da CPLP Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Entre as principais mudanças constam a extinção do uso do trema, a sistematização do emprego do hífen e a perda do acento agudo em algumas palavras, a exemplo de "idéia", "heróico" e "feiúra".

Para Giselle Trevisan, técnica em laboratório, 38 anos, "Toda mudança é positiva, mas penso que a língua portuguesa já é complicada, e novas modificações podem dificultar ainda mais o aprendizado" acredita.

Já para Rômulo Rodrigues, graduado em Letras, 21 anos, "Existem dois lados nesta reforma, porém acredito que sejam positivas estas novas regras, pois haverá menos diferenças nos países falantes da língua portuguesa".

Saiba mais sobre as novas regras:

http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI2892309-EI8266,00.html