sexta-feira, 17 de abril de 2009

Brasília “Capital da Esperança” comemora 49 anos

Imagem meramente ilustrativa retirada da Internet

por Elkia Carminati

Localizada na região central do Brasil, Brasília surgiu do desejo de um presidente engajado e cheio de sonhos. Jucelino Kubitschek de Oliveira nascido em Diamantina - Minas Gerais, médico, militar e político brasileiro foi capaz de executar um projeto que estava previsto na Constituição Brasileira e conseguiu além da criação o desenvolvimento econômico da cidade.

No dia 21 de Abril de 1960, nasceu a “Capital da Esperança”, que foi planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lucio Costa. Ambos trabalharam muito e fizeram da cidade um dos lugares mais bonitos do nosso país.

Brasília é considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e recebe 1 (um) milhão de pessoas todos os anos.

Os principais pontos turísticos são: Congresso Nacional, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Catedral, Catetinho, Memorial JK, Panteão da Pátria, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Torre de TV, Santuário Dom Bosco e o mais novo monumento à ponte Juscelino Kubitschek.

A cidade atualmente é composta por pessoas de várias regiões do Brasil como: Bahia, Piauí, Ceará, Pernambuco, Florianópolis entre outras. Com essa mistura de culturas, hoje Brasília é cenário para movimentos culturais mais politizados, ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro, pois se tornou a 3ª (terceira) metrópole do país.

Moradora de Brasília há 47 anos, Lázara Justa, 78 anos, pensionista, fala sobre a capital: "Brasília é linda e aqui encontrei a melhor maneira para se viver" Ela diz ainda " Aqui criei meus filhos e só acho ruim a falta de segurança" afirma.

Vinícius Moraes, 23 anos, professor fala sobre Brasília por meio de versus: “Cidade jovem e com futuro promissor. Berço da novidade e cova da corrupção. Espaço de convivência harmoniosa entre a linha expressiva da nova arquitetura e das linhas esculpidas pelo trabalho e pelo suor nas faces dos primeiros (e últimos) trabalhadores”.

Com essas palavras notamos o quanto Brasília é querida por seus moradores e como precisa melhorar em alguns aspectos para satisfazer o desejo de pessoas que vieram buscar na cidade um melhor lugar para se viver. Parabéns Brasília!!!!! Pelos seus 49 anos!!!!!

3 comentários:

  1. Primeiramente quero parabenizar o excelente trabalho desenvolvido neste blog, pela Editora e Jornalista Elkia Carminati. É extremamente importante debatermos assuntos do cotidiano, assim criamos diversificados pontos de vista opostos.
    Mas no entanto falando sobre o aniversário da Capital Federal " Brasília ", encho meu peito e digo que tenho orgulho de ser um brasiliense, ser mais um que compõe uma grande massa, de diversas culturas, de diversas origens. Brasília se destaca pela aglomeração de pessoas de diversas regiões do país, nela se concentra todo poder político e judiciário de nosso país. E o que mais me orgulha da minha cidade é o crescimento ordenado, as belas paisagens que possuem, apesar de ser uma cidade bastante urbanizada, nos transmite uma paisagem límpida, organizada.
    Por fim deixo meu sincero parabéns Brasília e que isso seja o começo de uma grande era que a nossa cidade está passando.

    Obrigado


    Hayner Pereira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, mas vale ressaltar o número crescente da violência em Brasília. Uma festa de mais de 10 milhões de reais, professores sem aumento, crianças sem escolas, escolas quebradas, marginalidade, moradores de ruas, assaltos, sequestros relâmpago, promessas não cumpridas, pouca segurança... 49 anos de muitas comemorações, realmente. Quando cheguei a Brasília há 9 anos atrás, não havia tanta violência, hoje, não é mais seguro. São 49 anos e numa festa tão bonita, para todos se divertirem, foi registrado 27 facadas, com feridos e uma morte; assaltos; atropelamentos... É uma pena os governadores não manterem a Cidade mais segura. Depois que chegar igual ao Rio, não tem mais volta...

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga! Parabéns! É sempre bom termos jornalistas sérios, como você e a nossa amiga Thaiza, do NovOOlhar, nos informando e fazendo-nos refletir sobre os fatos! Eu adorei seu blog! Bjos...

    ResponderExcluir