terça-feira, 24 de agosto de 2010

Diferentes formas de pagamento abrem debates

Imagem retirada do Google Imagem é meramente ilustrativa

Cotas abusivas na compra à prazo será tema de campanha com intuito de alertar os consumidores

Por Elkia Carminati


Com as facilidades do cartão de crédito e débito os consumidores muitas vezes acabam gastando mais e não se atentam aos valores cobrados a mais com a utilização do serviço. Entre as justificativas para a diferenciação de preços à vista e a prazo, está no fim da exclusividade entre as credenciadoras, que antes tinham argumentos como o aluguel dos equipamentos e as taxas administrativas.


O repasse aos clientes era defendido pelos empresários pelo alto custo da transação que chegava a 4,5% do valor da compra, ou seja, o cliente acabava pagando a mais do valor real do produto. Para Maria Inês Dulce, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), “Com a unificação das máquinas, a tendência é que a concorrência aumente e as taxas caiam”. Ela fala ainda “Não será necessário alugar vários equipamentos, pois será apenas um” conclui.

A Pro Teste o mês que vem vai lançar uma campanha que tem como objetivo conscientizar os consumidores sobre os riscos das diferentes compras. Segundo a coordenadora essas diferenças de preços contraria o Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com os artigos 39 e 51, inciso X, respectivamente. Nesses dois artigos fala que é considerado abusivo elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços e ainda variar o preço de maneira unilateral.

 
Segundo Maria Inês, “os empresários são responsáveis pelo aluguel de máquinas e taxas administrativas cobradas pela operadora de crédito ou débito” ela ressalta ainda “que os comerciantes podem negociar com as operadoras” conclui.


domingo, 8 de agosto de 2010

Dia dos Pais aquece a economia no DF

Imagem retirada do Googel Imagens é meramente ilustrativa
O Comércio estima um aumento de 6,5% em relação à 2009


Por Elkia Carminati

Eletrônicos, roupas e celulares. Esses são alguns dos presentes mais procurados pelos filhos e filhas nesta data tão especial que é o “Dia dos Pais”. Com a procura de agradar os pais os filhos correm nas lojas a procura do melhor presente.

Para não deixar passar a data em branco. Muitos comerciantes apostam o aumento das vendas para o público atrasadinho. Os que deixaram para comprar os presentes em cima da hora. Os shoppings abrem as porta pela manhã e proporciona aos clientes mais uma oportunidade de homenagear os pais.

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) com a data estima-se um crescimento de 6,5% em relação ao ano passado. Para o presidente do Sindivarejista-DF, Antonio Augusto de Moraes “As vendas tiveram uma boa alavancada na última semana”

Com mais créditos e facilidades no pagamento os consumidores passaram a gastar mais e utilizam cartões magnéticos ao invés de pagar com cédulas.

Televisores LCD’s ou plasma um dos produtos mais procurados na Copa do Mundo de 2010, continua sendo um dos presentes mais almejados pelos consumidores, pois as promoções e preços diminuíram com a o término da Copa do Mundo.

Desejo a todos os pais um Feliz Dia dos Pais. Que a cada dia renovem a esperança de um mundo melhor para eles e para a sociedade. Que os pais transformem seus filhos em cidadãos de bem. Tornando a sociedade mais digna de valores e princípios sociais e morais.