* Por Lorenna Rayanne
Segunda-feira é dia de dançar. Isso mesmo, dançar. Todas as segundas-feiras, idosos de várias cidades satélites encontram-se no forró da terceira idade, em Taguatinga. O forró passou a fazer parte da vida dos idosos, que freqüentam o baile movidos pelo prazer de dançar e de fazer novos amigos.
Muitos aparecem pela primeira vez após o convite de algum familiar ou conhecido, e a partir de então não deixam mais de participar, pois é uma maneira de suprir a solidão e o desgaste físico ocasionado pelo tempo de trabalho. É o caso da Dona José Conserva, 61 anos. “Moro na Ceilândia e há cinco meses freqüento o forró de Taguatinga. É muito bom, já fiz várias amizades e me sinto mais jovem”, afirmou.
Durante toda a semana, de acordo com o cronograma, há a realização de atividades para os idosos na Associação de Taguatinga. São oficinas de trabalhos manuais, alfabetização, almoços culturais e ginásticas com professores voluntários. “Mas dia de casa cheia é segunda feira, quando é realizado o baile para os idosos”, conta sorrindo a Coordenadora Maria de Lourdes Azevedo.
Além do ritmo contagiante do forró, a Associação organiza excursões para a terceira idade. Uma das cidades de destino é Caldas Novas – Goiás. A Associação dos Idosos de Taguatinga conta com uma parceria do GDF, que fornece o lanche de terça-feira à sexta-feira. Mas, de acordo com Maria de Lourdes Azevedo, na segunda-feira, dia de maior movimento, o lanche nem é distribuído por ser insuficiente para tanta gente.
Para quem quiser participar, o forró acontece toda segunda-feira, das 14h às 19h, no galpão da Associação dos Idosos de Taguatinga, atrás da Feira Permanente da QNL/QNJ (Taguatinga Norte). A entrada custa R$ 3,00, com direito a uma cartela de bingo para concorrer a prêmios. Não deixe de participar!
A terceira idade, uma das mais importantes etapas da vida, às vezes chega sem as pessoas perceberem. E com a chegada dessa nova fase, alguns problemas de saúde passam a ser mais freqüentes. Mas para mudar esse estereótipo e inverter o conceito que a terceira idade é apenas lembranças de um passado ou simplesmente um corpo cansado, hoje há a realização de várias atividades dedicadas para os idosos, e que fazem total diferença.
* Matéria publicada no Jornal Folha de Taguatinga - Edição de Agosto de 2009
Olá gostaria de participar desse evento,forró da melhor idade, acho q seria uma maneira de interagir...pois sinto necessidade de pessoas da minha idade para conversar, compartilhar e namorar.
ResponderExcluirsou mulher de 44 anos e sou viuva