sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dados da OMS revelam um aumento de casos da “Gripe A” que atinge cerca de 7.520 pessoas no mundo em 34 países

Foto retirada da Internet meramente ilustrativa

por Elkia Carminati

O mundo está em alerta. Um vírus identificado como influenza H1N1, causador da chamada - segundo alguns, erradamente - gripe suína, tem provocado pânico no mundo inteiro. Entre os principais países afetados pelo vírus estão os Estados Unidos e o México.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são cerca de 7.520 casos confirmados em 34 países, levando à morte 60 pessoas no México e 65 nos EUA.

Informações na página da OMS apontam que existe uma escala no sistema de alerta, sempre atento para indicar as ocasiões que podem ser consideradas uma pandemia. O sistema é feito por nível, que vai do 1 ao 6. Atualmente, o sistema aponta para o nível 5 como um sinal de uma iminente pandemia. Já o nível 6 indica o desenvolvimento de uma pandemia global.

Os países que já apresentaram casos da gripe suína são: Canadá, Alemanha, Colômbia, Austrália, Bélgica, Japão, Costa Rica, Áustria, Hong Kong, Itália, Noruega, Tailândia, Suécia, Irlanda, Panamá, Argentina, Portugal, Espanha, Suíça, Nova Zelândia, Polônia, Dinamarca, Israel, Coréia do Sul, Reino Unido e Holanda, nos quais, entretanto, não houve registros de óbito.

Falta de apetite, tosse, alergia e febre alta são os sintomas mais evidentes da enfermidade, aliás, muito parecidos com a gripe comum. Em alguns casos, a gripe suína apresentou também sintomas como coriza, garganta seca, náusea, vômitos e diarréia.

No Brasil, existem 35 casos suspeitos, e todas as pessoas vieram de países que apresentam confirmação de casos e tiveram contato direto com pessoas infectadas. Hoje são 8 casos confirmados no Brasil e 25 estão sendo monitorados.

Para evitar contágio, o Ministério da Saúde vem monitorando onze estados: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e o Distrito Federal.

Um comentário: